Brasil

UFRJ indica primeira mulher para reitoria da instituição

A escolhida é a biofísica Denise Pires de Carvalho. No dia 30, o Colégio Eleitoral se reúne para compor lista tríplice. Nomeação ainda precisa de aprovação do presidente Bolsonaro

Ingrid Soares
postado em 06/04/2019 18:35
Denise é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ)
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) escolheu uma mulher para assumir a reitoria da instituição pela primeira vez em quase 100 anos. A decisão saiu na manhã deste sábado (6), após quase 24 horas de contagem de votos. A vencedora na pesquisa feita na universidade é a biofísica Denise Pires de Carvalho, que ganhou em primeiro turno de duas outras chapas. No total, foram 19.232 votos em urnas eletrônicas e 1.655 votos em cédula de papel. A votação ocorreu entre os dias 2 e 4 e a apuração terminou na manhã de ontem.
No dia 30, o Colégio Eleitoral da UFRJ se reunirá para formar uma lista tríplice, que deve ser enviada ao Governo Federal para nomeação da Reitoria. Não existe vinculação formal entre a pesquisa e a escolha do Colégio Eleitoral. No entanto, segundo a assessoria da universidade, seguindo longa tradição democrática, os conselheiros desse colégio, especialmente formado para o processo, costumam levar em conta a vontade popular expressa na pesquisa.
A chapa 10, encabeçada pelos professores Denise Pires de Carvalho e Carlos Frederico Leão Rocha, obteve 9.427 votos. A chapa 40 (Unidade e diversidade pela universidade pública e gratuita), liderada pelo professor Oscar Rosa Mattos, da Escola Politécnica e da Coppe/UFRJ, e pela professora Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes, do Instituto de Biologia, obteve 8.825 votos. Já a chapa 20, encabeçada pelos docentes Roberto dos Santos Bartholo Junior, da Coppe/UFRJ e da Faculdade de Letras, e João Felippe Cury Marinho Mathias, professor do Instituto de Economia, teve 2.281 votos.
Denise foi vitoriosa no primeiro turno devido ao sistema de ponderação adotado no regimento da pesquisa, as chapas 10, 40 e 20 tiveram, respectivamente, 24,66%, 17,68% e 4,83% dos votos possíveis dentro do universo de votantes. Para ser encerrada no primeiro turno, a chapa em primeiro lugar deveria ter um total de votos superior à soma da votação das outras chapas, mais brancos e nulos. Assim, o segundo turno não ocorreu por uma diferença de 0,9% entre o percentual da chapa 10 e os demais. A pesquisa registrou 121 votos brancos (0,41%) e 233 nulos (0,82%).

Biografia

Denise é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Leciona nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia da UFRJ. É também médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8), possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF/UFRJ.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação