Começa às 14h desta quinta-feira, 31 de janeiro, o registro das pessoas responsáveis por receber o repasse de R$ 100 mil destinado às famílias que têm parentes mortos ou desaparecidos após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O atendimento será feito das 14h às 18h na quinta-feira (31/1) e das 8h às 18h nos demais dias, prioritariamente na Estação Conhecimento de Brumadinho. Haverá também um segundo ponto, no Centro Comunitário Feijão;, informou a mineradora por meio de nota divulgada nesta quarta-feira. ;Estão aptos a receber a doação representantes de empregados da Vale, de trabalhadores terceirizados e de pessoas da comunidade falecidos ou desaparecidos, conforme lista oficial validada pela Defesa Civil e disponibilizada no site www.vale.com;, diz a empresa.
Apenas um representante de cada família poderá ser registrado para receber o valor, seguindo esta ordem de preferência:
1; - responsável legal por filhos menores
2; - cônjuge ou companheiro em regime de união estável
3; - descendentes
4; - ascendentes
A Vale explica que para evitar filas, os representantes deverão comparecer ao local seguindo a ordem alfabética do primeiro nome do familiar falecido ou desaparecido (confira a tabela ao final da matéria). Quem não puder comparecer no dia marcado, deverá ir a um dos locais indicados a partir da próxima quarta-feira, 6 de fevereiro.
É preciso apresentar documentação comprobatória de vínculo familiar e dados pessoais originais e atualizados: nome completo, RG, CPF, data de nascimento, endereço completo, e-mail, telefone e dados bancários.
O anúncio do repasse dos R$ 100 mil foi feito na última segunda-feira, 28 de janeiro, pelo diretor-executivo de Finanças e Relação com Investidores da Vale, Luciano Siani. Na ocasião, o executivo afirmou que o pagamento da quantia não tem relação com as indenizações que podem ser cobradas da mineradora futuramente.