Jornal Correio Braziliense

Brasil

Grupo de índios depreda carros e fachada da Câmara dos Deputados

Os índios tentaram invadir o anexo 3 da Câmara. Eles arremessaram pedras contra carros e destruíram vidraças do prédio

[FOTO1038945]

Um grupo de indígenas tentou invadir o Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira (18/10). Eles jogaram pedras e pedaços de pau e quebraram vidraças da entrada do Anexo 3 da Casa, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O local ficou interditado por cerca de 30 minutos. Alguns veículos que estavam estacionados próximos ao local também ficaram danificados. A Polícia Legislativa revidou com spray de pimenta e gás lacrimôgeneo e conteve a ação rapidamente.

[VIDEO1]

Segundo a PM, os indígenas se revoltaram após serem informados sobre a quantidade limitada para a entrada de pessoas no prédio. Eles estavam no local para participar de uma audiência pública na Comissão de Agropecuária para debater a produção agrícola indígena, marcada para às 9h30.

[SAIBAMAIS]Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), dois homens foram detidos e outros envolvidos foram encaminhados pela Polícia Legislativa da Câmara para prestar esclarecimentos. Ainda de acordo com a PMDF, as vias próximas ao local do incidente não foram bloqueadas, mas o trânsito precisou ser desviado para o acostamento.

Confusão

Segundo Edinaldo Zozoizokemai, que representava cerca de 180 indígenas da etnia Parecis, vindos do oeste do Mato Grosso, os confrontos não representavam todos os indígenas presentes. "Para nós, é muito positivo este tipo de debate [na comissão], pois sabemos dos nossos direitos. Nós nem sabíamos quem tinha começado a confusão", afirmou o indígena. De acordo com os manifestantes, ao menos um indígena da etnia guarani-nhandeva foi detido e encaminhado para a delegacia.

Além das discussões sobre a agricultura familiar indígena, a capital federal sedia a terceira edição do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena, realizado na Universidade de Brasília (UnB). Hoje, um grupo realizou uma marcha pacífica em defesa da educação indígena, em frente ao Congresso Nacional. Ontem, o tema já havia sido alvo de debates na Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

[VIDEO2]