O decreto foi publicado nesta segunda-feira (5/6) no Diário Oficial de Pernambuco. A vigência da situação de emergência é de 180 dias. Contando com casos de menor proporção de cidades que não tiveram a situação de emergência reconhecida, o governo estadual já havia informado que são 31 os municípios afetados. Segundo nota divulgada pelo estado na noite de ontem (4), os desalojados eram, naquele momento, 43.605, e os desabrigados, 3.252.
Com a situação de emergência decretada, as cidades podem receber recursos do governo federal e receber ajuda humanitária do estado. A nota diz ainda que equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros serão enviadas ao local para dar início a ações emergenciais de assistência à população.
Fraldas em falta
De acordo com a nota, há necessidade de doação de fraldas para a população atingida nessas cidades. A procura pelo produto é alta, embora a entrega de donativos desse tipo esteja baixa. As fraldas podem ser infantis ou geriátricas, de qualquer tamanho. Também foram solicitados itens de higiene pessoal, como absorventes.
O balanço de donativos feito pelo estado mostra que, até ontem à noite, foram entregues aos municípios em situação de emergência cerca de 106,5 toneladas de alimentos, 117.165 litros de água potável, 41,5 toneladas de roupas, 88.800 metros quadrados de lona, 4.540 kits de limpeza, 7.705 kits dormitório e 6.223 colchões. Esse número inclui a contribuição da sociedade civil.