Jornal Correio Braziliense

Brasil

Jovens de baixa renda podem fazer viagens interestaduais gratuitas

Benefício entrou em vigor em dezembro de 2016 e pode afetar milhões de jovens

A partir de dezembro de 2016, as empresas de transporte, ônibus, trens ou embarcações, precisam reservar duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto para os beneficiários em toda viagem interestadual. O documento também garante meia-entrada em espetáculos culturais, inclusive em eventos esportivos, além da gratuidade no Enem.


[SAIBAMAIS] Com intenção de tornar o documento mais conhecido, o Governo Federal organizou a Caravana do ID Jovem, que visitou as 27 unidades federativas do Brasil. Segundo dados oficiais, 18 milhões de jovens podem ser beneficiados com essa novidade.

O ID Jovem pode ser acessado pelo site da Caixa ou por meio de aplicativos para smartphones disponíveis nas plataformas Android, Windows e IOS. Após 160 dias da emissão do ID Jovem, o beneficiário precisa renovar o comprovante.

Para receber o documento, também, o jovem precisar estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com dados atualizados há pelo menos 24 meses, e tenha seu Número de Identificação Social (NIS), que é possível acessar aqui.
As denúncias a empresas que não aceitem o ID Jovem podem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT ou encaminhadas ao Procon.
*Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli