Embaixadores de países importadores de carne brasileira confiam que o governo brasileiro conseguirá superar a crise provocada pela Operação Carne Fraca. O presidente Michel Temer convidou os chanceleres neste domingo (19/3) para uma reunião no Palácio do Planalto. O objetivo é esclarecer as iniciativas adotadas pelo governo para tranquilizar os países e evitar uma profunda crise com as economias estrangeiras.
Os impactos da Operação Carne Fraca deixaram o mundo preocupado. Mas os embaixadores acreditam que o Brasil superar a atual crise. É o que avalia o embaixador do Chile, Jaime Gazmuri Mujica. ;Eu aposto que o Brasil sai dessa (situação). O é um dos maiores produtores de carne. Tem qualidade e experiência. É um problema sério, mas acho que o governo conseguirá superar;, disse.
A expectativa dos embaixadores é de que o governo preste todas as informações possíveis. Só, assim, conseguirá manter a credibilidade e os negócios. ;Não tenho autoridade para dizer o que o Brasil tem que fazer. Mas é importante manter um sistema fluido de informações;, analisou Gazmuri Mujica. Somente na última importação de carne brasileira, o Chile gastou US$ 600 milhões com o alimento.
A avaliação é partilhada pelo embaixador da Palestina, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben. ;Realmente estamos confiantes que o Brasil vai superar essa crise. Estamos com o Brasil;, disse, refutando a hipótese de que a carne brasileira deixará de ser confiável. ;Não acredito nisso;, disse.