Um carnaval para todos e em todas as regiões da cidade. É o que defendem os integrantes do Tchanzinho Zona Norte, que levou, nessa sexta-feira (24), milhares de foliões para as ruas do bairro Dona Clara, na região da Pampulha. A festa se deu ao ritmo de clássicos do axé de bandas comerciais como É o Tchan e Asa de Águia.
Segundo o regente do bloco, Rodrigo Picolé, trata-se de uma brincadeira com o que ele chamou de "baixa gastronomia do axé". "É um tipo de repertório que, muitas vezes, é desvalorizado. E o intuito é mostrar que ele tem valor, a partir de uma abordagem irônica e divertida;, diz.
Rodrigo Picolé explica que uma das motivações para o surgimento do Tchanzinho Zona Norte em 2013 foi pautar a necessidade da descentralização do carnaval, atraindo assim novos público e também estimulando as pessoas a conhecer outros espaços da cidade. ;Queríamos fazer um desfile um pouco mais distante da região centro-sul, onde o carnaval ocorre majoritariamente e onde os blocos reúnem, em grande parte, a classe média".
A iniciativa não foi isolada. Novos blocos foram aderindo ao movimento. Neste ano, embora a maioria das atrações continue concentrada em bairros centrais, apenas uma das nove regiões da cidade não contou com bloco cadastrado na Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).