Um ônibus clandestino que transportava universitários da cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, para Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, foi apreendido na noite desta quarta-feira (15/2) durante blitz da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), realizada na Rodovia Mogi-Bertioga O coletivo, pertencente à empresa Marly Tur, estava sem documentação e, por isso, foi multado e apreendido.
A empresa foi subcontratada pela União do Litoral Turismo, que há oito meses teve um de seus coletivos acidentados na mesma rodovia, onde 17 estudantes universitários morreram, além do motorista, após o veículo perder os freios no trecho de serra, invadir a contramão e se chocar contra um rochedo. No ônibus apreendido nesta quarta, havia estudantes sobreviventes do acidente com o coletivo da União do Litoral.
Segundo a Artesp, a Marly Tur foi multada em R$ 1,2 mil por realizar transporte irregular de passageiros. Já a prefeitura de São Sebastião, contratante do serviço, informou que a empresa multada tem a documentação do coletivo legalizada e que a apreensão ocorreu por a um "descuido" do motorista, que teria esquecido o documento.
A última vistoria no ônibus foi feita em setembro de 2015. Após a apreensão, os estudantes tiveram de aguardar cerca de uma hora na estrada até que a União do Litoral Turismo contratasse outro coletivo para prosseguir a viagem.