O primeiro exame para confirmar a morte cerebral da ex-primeira dama Dona Marisa Letícia foi concluído no início da tarde desta sexta-feira (3/2), em São Paulo. Segundo a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês que cuida da paciente, o procedimento protocolar deve ser finalizado ao final do dia, para comprovar a perda definitiva e irreversível das funções encefálicas.
[SAIBAMAIS]Nesta manhã, em uma nota publicada no Facebook, o ex-presidente Lula havia adiantado que o protocolo se estenderia ao longo da tarde. O primeiro exame ocorreu por volta das 12h. O segundo deverá ser realizado ao menos seis horas após o primeiro, às 18h. Ontem, a família de Dona Marisa autorizou o início dos procedimentos para a doação de órgãos.
No boletim médico divulgado às 10h25 dessa quinta-feira (2/2), os médicos indicaram que não havia fluxo sanguíneo no cérebro da ex-primeira dama, após a realização de um exame doppler craniano. Marisa está internada na unidade desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico há 10 dias, na terça (24/1), causado pelo rompimento de um aneurisma diagnosticado há 10 anos.
A morte cerebral de Dona Marisa causou comoção nas redes sociais ontem. No Facebook, a família Lula da Silva agradeceu todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas pela recuperação da ex-primeira-dama. A publicação teve mais de 130 mil curtidas.
[VIDEO1]