Jornal Correio Braziliense

Brasil

Reitora da UnB lamenta morte de ministro Teori Zavascki

O magistrado foi vítima de um acidente aéreo próximo a Paraty, no Rio de Janeiro

Em nota, a Universidade de Brasília (UnB) lamentou a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, vítima de um acidente aéreo na tarde desta quinta-feira (19/1). Em nome da reitora Márcia Abrahão Moura e do vice-reitor Enrique Huelva, a administração e toda a comunidade acadêmica da UnB "manifestam solidariedade à família e aos amigos do ministro".

"Teori, renomado jurista que tantos serviços prestou à comunidade brasileira, foi professor da Faculdade de Direito da UnB entre os anos de 2005 e 2013, tendo contribuído enormemente para a formação de centenas de nossos alunos", dizia o texto.

A morte de Teori foi confirmada pelo filho, Francisco Zavascki, em seu perfil do Facebook. "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu. Muito obrigado pela força", escreveu. O magistrado tinha 68 anos e era relator da Lava-Jato no STF.

O acidente

A aeronave de pequeno porte viajava de São Paulo para Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, quando caiu no mar próximo a Ilha Rasa, em Paraty, cidade litorânea fluminense. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, havia outras quatro pessoas a bordo, incluindo o piloto.

O avião era um bimotor, modelo King Air, e caiu por volta das 13h. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave apresentava certificados de inspeção em dia. A Anac informou que não havia nenhuma pendência em relação à aeronave.