Jornal Correio Braziliense

Brasil

Dois milhões de fiéis são esperados no Círio de Nazaré, em Belém

Capital paraense realiza neste domingo (9/10) a 224ª edição da maior procissão religiosa do mundo; celebrações de sábado incluíram homenagem a Nossa Senhora de Nazaré nas águas da Baía do Guajará

Cerca de 2 milhões de pessoas devem acompanhar neste domingo (9/10), em Belém, o Círio de Nazaré, considerado a maior procissão religiosa do mundo. No cortejo, fiéis católicos seguem a imagem da Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do povo paraense e rainha da Amazônia, por um trajeto de 3,6km, que se inicia na Catedral da cidade e termina na Praça Santuário. Esta será a 224; edição da celebração, iniciada no século 18 (leia Para saber mais).

No sábado (8/10), foram realizadas quatro das 12 romarias que atualmente compõem a festividade, cuja programação dura 20 dias e inclui também missas, vigílias noturnas e shows musicais. Logo cedo, às 5h30, a Romaria Rodoviária saiu da Igreja Matriz de Ananindeua, onde a Imagem Peregrina passou a noite, e chegou ao Cais do Porto de Belém. Lá, às 9h, foi iniciada a Romaria Fluvial, considerada um dos momentos mais marcantes da festividade, realizado desde 1986.

Nessa etapa, a imagem da santa foi colocada em um altar decorado e instalado em uma corveta da Marinha, que seguiu por um percurso de 18km pela Baía do Guajará, enquanto era acompanhada de centenas de embarcações, algumas com dezenas de passageiros, que portavam flores, velas e faixas em homenagem à Nossa Senhora. Na chegada, a santa foi recebida com honras de Chefe de Estado pela Polícia Militar.

Depois da passagem pelo rio, chamada de etapa ;mais amazônica; da festa pela organização, ainda foram realizadas a Moto Romaria, em que motociclistas acompanharam a imagem até a Basílica Santuário de Nazaré, onde os fiéis tiveram a chance de ver de perto a estátua de apenas 28cm de altura. A programação do dia foi finalizada com uma missa celebrada por Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém, em frente ao Colégio Gentil Bittencourt. Às 18h, teve início a última romaria do dia, a da Trasladação, que percorre o mesmo caminho do Círio, só que na direção inversa, para que a santa passe a noite na Catedral, de onde deve partir hoje.

A celebração do Círio este ano é uma das mais caras da história, com um orçamento que ultrapassa os R$ 3,4 milhões, segundo a Diretoria da Festa de Nazaré. O valor inclui os gastos com o Círio Musical, uma programação de shows que começa hoje e vai até o dia 23. Na segunda-feira 24, a Festividade Nazarena será encerrada com o Recírio, uma procissão que começa após missa na Praça do santuário e termina na Capela do Colégio Gentil Bittencourt, local onde a santa fica guardada na maior parte do ano.

São Paulo
O Círio de Nazaré costuma ser celebrado em outras cidades brasileiras, uma forma de os fiéis que não podem se deslocar até Belém participarem da celebração. É o caso da capital paulista, onde desde 1978 a Associação dos Devotos de Nossa Senhora de Nazaré organiza um Círio na mesma data do original.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .