A brasileira Liliana Matte, de 17 anos, chegou a São Paulo na madrugada deste sábado, (10/9), após passar 20 dias detida nos Estados Unidos. Estudante e modelo, a jovem desembarcou no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta da 1h, acompanhada da mãe, que havia viajado para tentar sua liberação.
[SAIBAMAIS]
"Foram duas semanas horríveis. Agora eu estou feliz por ter voltado ao meu País", afirmou Liliana, na saída do aeroporto, à TV Globo. Atual Miss Brasil Model 2015, a modelo passava férias com amigos no Estados Unidos, quando foi detida no aeroporto Opa Locka Executive, em Miami, em 22 de agosto, e levada dois dias depois para um abrigo para menores em Chicago, no Estado de Illinois.
Em agosto, a mãe da jovem, Anaíse Matte, contou ao jornal O Estado de S. Paulo que a filha teria chamado atenção no aeroporto por tirar uma selfie em uma área restrita. Transferida para o abrigo, Liliane passou a usar uniforme do local e perdeu acesso aos seus pertences. "Ela chora desesperada cada vez que nos falamos", disse na ocasião.
Anaíse embarcou de Roraima, onde família mora, para tentar a liberação da filha nos Estados Unidos no dia 29 de agosto. Com ela, levou a documentação solicitada pelo governo americano. A filha deveria ter retornado ao Brasil no dia 1; de setembro, para participar do Miss Brazil Model 2016, para passar a faixa de miss para a campeã do concurso deste ano.