Um detento morreu e outros cinco ficaram feridos durante uma confusão registrada em um pavilhão do Presídio Juiz Antônio Luis Lins de Barros (PJALLB), no Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, na noite desta sexta-feira (1/7). A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) classificou como um "tumulto" o episódio e informou que o caso será apurado pela Delegacia de Tejipió.
Wellinton Gomes Guedes chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu. A causa da morte não foi informada pela Seres ainda. Quatro feridos foram encaminhados ao Hospital Otávio de Freitas e até a manhã deste sábado apenas um havia recebido alta. Depois do incidente, sete detentos foram transferidos para outras unidades prisionais.
Leia mais notícias em Brasil
A confusão começou por volta das 21h e os detentos atearam fogo em objetos, mas a causa da ação ainda não foi revelada. Militares do Corpo de Bombeiros e do 12; Batalhão foram acionados. Segundo vizinhos do presídio, tiros e bombas foram ouvidos.
Na manhã deste sábado (2/7), a Seres se pronunciou através de uma nota. Confira na íntegra:
"A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que na noite desta sexta (1/7) foi registrado um tumulto em um pavilhão do Presídio Juiz Antônio Luis Lins de Barros (PJALLB), no Complexo do Curado, que resultou na morte do detento Wellinton Gomes Guedes. Dos feridos na ação, quatro foram encaminhados para atendimento hospitalar onde o detento Wendell Pereira dos Santos foi a óbito, um deles recebeu alta e os demais permanecem em atendimento. Por medida de segurança, sete detentos foram transferidos para outras unidades. Foram acionados o Grupo de Operações e Segurança (GOS/Seres), o Batalhão de Choque, Samu, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Homicídio, Instituto de Medicina Legal e o Instituto de Criminalística. O fato será apurado pela Delegacia de Tejipió."