Jornal Correio Braziliense

Brasil

Feministas criam campanha no dia 1º de abril para denunciar o machismo

Mulheres do Brasil todo se mobilizam nas redes sociais com o uso da hashtag "EleSempreFala", que denuncia mentiras contadas pelos os homens

O dia 1; de abril é reconhecido mundialmente como o dia da mentira. Mas, para quem luta pelo o feminismo, a data não foi levada como brincadeira. Coletivos e movimentos formados por mulheres do Rio de Janeiro criaram uma campanha de conscientização nas redes sociais, que tem como objetivo denunciar as mentiras que o homens contam frequentemente para as suas parceiras. Através da hashtag #EleSempreFala, usuárias se mobilizam para discutir o machismo.

;Tudo começou como um grupo de 100 mulheres do Rio de Janeiro, que se juntou para pensar como se mobilizar e em atividades de denúncia pela cidade. São mulheres de diferentes zonas da cidade, de diversos coletivos e movimentos, militâncias distintas e outras apenas amigas que estavam afim de participar;, diz a organizadora do movimento, Luna Costa. A campanha idealizada pela a carioca, foi inspirada em outras hashtags que foram criadas com o mesmo intuito de debater o tema.

;Essas campanhas surgem para nos fortalecer e escancarar os machos que estão por aí oprimindo, silenciando e vomitando machismo de forma desenfreada em nossas vidas;, afirma uma das participantes da campanha, Bárbara Blumer. ;Acho que a arte mais sagaz de um homem é a de fazer você acreditar que sempre tem culpa, mesmo quando você não tem. Já passei por inúmeras situações dessas, principalmente quando era mais nova. Já cansei de me desculpar por não ter feito absolutamente nada;, completa a estudante.

A campanha já atinge mulheres do Brasil inteiro, mas as organizadoras prometem aumentar o impacto do movimento no país a partir de outros eventos que debatam o assunto. ;Já criamos reuniões de organização para pensar próximas atividades de cunho feminista. A ideia é que isso extrapole cada vez mais;, afirma Luna. ;Contamos as mentiras que sempre ouvimos, que homens e, a própria sociedade, insistem em dizer que são verdades. Vamos mostrar que estamos cansadas de enganação diária. A ideia é que seja a nível nacional, quanto mais mulheres de todos os Estados aderir, melhor;, pontua.

Confira alguns relatos: