A Secretaria de Saúde de Goiás admitiu haver um surto de Influenza A/ H1N1 em Rio Verde. O órgão confirmou quatro casos da doença no município de 200 mil habitantes, a 440km de Brasília e a 230km de Goiânia. Um dos casos é o de uma adolescente que morreu. Os outros três são de pacientes internados em estado grave. Outros 21 são investigados no estado vizinho do Distrito Federal.
Leia mais notícias em Brasil
[SAIBAMAIS]Os pacientes com a doença confirmada estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A Secretaria de Saúde de Goiás informou que 25 mil doses da vacina de 2015 foram enviadas à cidade para uma vacinação de grupos prioritários, considerado de maior risco: crianças entre 6 meses e 5 anos; gestantes; idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Em 20 de abril começa a imunização nacional contra a doença com doses elaboradas neste ano. Essas pessoas devem ser vacinadas novamente.
A secretaria informou ainda que investiga 21 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que podem estar ligados ao vírus, mas que ainda dependem de exames para confirmação.
Rio Verde concentra o maior número de SRAGs - 12 no total, seguido por Catalão e Acreúna, com dois relatos. Quirinópolis, Cachoeira Alta, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Santa Helena de Goiás tiveram uma notificação cada.