Com a nova fase de testes do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que começa este mês, a Secretaria Municipal de Transportes, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro e a Concessionária VLT Carioca lançam na próxima segunda-feira (14) a campanha educativa ;Olho no VLT;. É para estimular novos hábitos de pedestres e motoristas.
[SAIBAMAIS]O VLT vai circular na área central do Rio em duas linhas distintas. A primeira, saindo da Rodoviária Novo Rio, passando pela zona portuária, pegando o início da Avenida Rio Branco e indo até o aeroporto Santos Dumont.
A outra sairá da Praça XV de Novembro, seguirá pela Rua 7 de Setembro, Praça Tiradentes, Rua da Constituição e Praça da República até o terminal de trens da Central do Brasil.
A campanha foca no aspecto visual por conta dos trens que realizam o percurso serem extremamente silenciosos, gerando assim, maiores possibilidades de acidentes para os desavisados, já que o VLT circulará por áreas de grande fluxo de pessoas e de carros.
Vinte e cinco placas serão instaladas em regiões de grande movimento ao longo dos 28 quilômetros do traçado. Elas exibirão mensagens para que motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas estejam atentos. Os locais foram escolhidos graças a um dossiê que apontou as principais áreas de atenção como cruzamentos e praças com grande circulação. Agentes educativos também estarão distribuindo 150 mil folhetos sobre a operação.
Desafio urbano
Para o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, as próximas etapas de testes e de conscientização da população serão um desafio, já que confrontarão velhos hábitos e rotinas dos cariocas. ;Tudo é um grande desafio. Temos que entender que é uma novidade para todos ter esse modal fantástico no centro do Rio, que se integra com todos os outros já existentes. E essa campanha é para, além de gerar uma conscientização, dar o conhecimento para toda a nossa população, pedestres e motoristas que saberão que não podem fechar os cruzamentos do VLT, o que ocasionaria uma perda da capacidade de operação dos trens;, explicou.
Picciani disse, ainda, não acreditar que o serviço encontre dificuldades para se adequar ao Rio de Janeiro. Para ele, ao verem a qualidade do serviço prestado, os cariocas ajudarão para que tudo ocorra seguramente. ;Eu acredito que os cariocas - quando se depararem com um modal de tamanha capacidade de melhorar a vida daqueles que transitam pelo centro - colaborarão para que tudo dê certo. Tanto na operação, isto é, respeitando as regras de trânsito e sinalização, bem como na questão da validação dos bilhetes que será um método inédito no país;.
O presidente da concessionária VLT Carioca, Carlos Baldi, classificou todo o processo como gradativo, já que o serviço está em testes desde o ano passado. ;A gente começou a testar o serviço em novembro. A gente só está aumentando o número e também o impacto, já que agora os testes não serão mais feitos apenas à noite, mas também durante o dia, na Avenida Rio Branco, que é uma área movimentadíssima do centro. Pegaremos esses meses de março e abril para realizar essas avaliações e depois entregar o serviço, correndo tudo dentro do prazo, no fim de abril, dentro dessa primeira etapa que é o serviço da Rodoviária Novo Rio até o aeroporto Santos Dumont;, disse.
Crianças
Ações voltadas para as crianças também serão realizadas, como é o caso do programa ;Olhinhos no VLT;, que levará alunos de escolas públicas para visitação guiada com todas as orientações de segurança para que elas sejam propagadoras das informações para os pais, parentes e amigos. Outra iniciativa é o ;Olhar Acessível no VLT;, para pessoas com deficiência, principalmente visual.
O VLT Carioca funcionará 24 horas - sete dias por semana - e terá integração total com o Aeroporto Santos Dumont, barcas, trens, metrô, ônibus e BRTs. O intervalo entre os VLTs poderá variar entre três e 15 minutos, conforme a linha e o horário do dia. A obra é uma das muitas que visam readequar a cidade para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016.