Jornal Correio Braziliense

Brasil

Prefeitura de Mariana convoca moradores para ato pela Samarco

O comunicado interno foi criticado pelo movimento Um Minuto de Sirene, formado por moradores, que o classificou como "coação"

A prefeitura de Mariana intimou funcionários e alunos das escolas municipais a participarem de uma passeata a favor do retorno das atividades da Samarco. O ato está marcado para hoje às 9h. A ação contaria como dia letivo, mas, após reações, a prefeitura desistiu de considerar o protesto uma compensação ao sábado de aulas previsto para 21 de maio.

Comunicado interno encaminhado na quinta-feira pela Secretaria Municipal de Educação aos diretores das escolas do município utiliza os termos ;convocar; e ;deverão comparecer;. Cita, inclusive, que é responsabilidade da equipe diretiva da escola ;mobilizar a participação de todos os funcionários e alunos;, cabendo à prefeitura providenciar transporte e dois lanches para os estudantes.

Leia mais em Brasil

[SAIBAMAIS];Isso é coação;, avaliou o movimento Um Minuto de Sirene, formado por moradores de Mariana e Ouro Preto que cobram explicações sobre a tragédia ocorrida em 5 de novembro, quando a barragem de Fundão se rompeu e despejou um tsunami de lama sobre a região, destruindo distritos e causando danos sérios ao Rio Doce. ;Não se trata de mero convite de caráter opcional, mas de uma convocação à qual não se pode dizer não.;

A secretaria admitiu ; em nota assinada pelo prefeito, Duarte Júnior, e pela secretária de educação, Juliana Ferreira ; que errou na elaboração do comunicado: ;A bem da verdade, o pedido do senhor prefeito foi no sentido de que esta secretaria convidasse toda sua equipe a se engajar no evento que se revela de interesse do município e de todos os marianenses;. Também esclareceu que ;respeita o direito ao livre pensamento de cada um dos nossos servidores e que nenhum deles sofrerá qualquer sanção, em nenhuma hipótese, em razão de sua livre escolha;.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.