Jornal Correio Braziliense

Brasil

Hogwarts ganha versão brasileira e está com matrículas abertas

Poções, aulas de voo, Quadribol e cerveja amanteigada: experiência tenta recriar os momentos marcantes da série literária



Se você sonhou - ou ainda sonha - receber via coruja a carta de Hogwarts, agora tem uma nova chance de aprender os feitiços e poções de Harry Potter. Em junho, um castelo em Campos do Jordão, São Paulo, sediará a Escola de Magia e Bruxaria (EMB), projeto inspirado na saga de livros e filmes de J.K. Rowling. O pacote tem programação nos dias 24 a 27 de junho e a organização espera 220 alunos. Quase metade das vagas já foi preenchida.

A criadora da EMB, Vanessa Godoy, contou ao Correio que a saga mágica de Harry Potter a acompanhou durante a infância e a adolescência. "Sou parte de uma geração que acompanhou o lançamento de livros e filmes, enfrentou filas, lidou com a ansiedade e se emocionou. Como nunca recebi uma carta de Hogwarts, resolvi envia-las", afirmou.

Assim como na Hogwarts original, os estudantes serão divididos em quatro casas - mas os nomes são diferentes: Casa das Águias (a Corvinal, para os alunos mais intelectuais), Casa dos Esquilos (a Lufa-Lufa, dos leais e otimistas), a Casa das Serpentes (Sonserina, para os ambiciosos) e a Casa dos Tigres (Grifinória, para os estudantes audaciosos).

Leia mais notícias em Brasil

Outra parte importante da série Harry Potter que vai marcar presença na Escola de Magia e Bruxaria é o esporte dos bruxos, o Quadribol (que, na versão brasileira, ganhou o nome de Quadribola). Os alunos poderão fazer aulas de voo e as casas vão competir no campeonato estudantil. O professor Orion Lee é "ex-craque do time fictício que criamos, as Dragas da Romênia", segundo Godoy. As aulas serão teóricas e vão abordar técnicas e legislação de voo.



Todos os professores são atores contratados para interpretar personagens originais, criados exclusivamente para a EMB. Segundo Vanessa Godoy, o roteiro do evento foi feito por Petra Leão, roteirista da Turma da Mônica Jovem.

Na matrícula, os futuros estudantes escolhem oito entre dez opções de disciplinas: Poções e Elixires, Cuidado com Animais Mágicos, Adivinhação, Astromagia, Cultura Trouxa, Herbologia, História Mágica, Defesa Antitrevas, Feitiçaria e Voo. Cada aula terá duração de 40 minutos e contará também com apostilas. Para relaxar depois das aulas, os alunos podem conhecer o restaurante Javali Bizonho, que apresenta a versão brasileira da famosa cerveja amanteigada. Para se matricular, é preciso ter no mínimo 14 anos.