A mulher e o filho de um executivo da Microsoft Brasil morreram após o naufrágio do barco de passeio em que estavam em Cananeia, no litotal de São Paulo. O acidente ocorreu neste sábado (23/1). Elaine Cristina Verne Curtale, 41 anos, e o filho Davi Curtale, de quatro anos, ficaram presos na cabine do barco e morreram afogados. Os outros turistas que estavam na embarcação foram resgatados com vida.
De acordo com o site G1, o barco Pérola Negra retornava de um passeio na Ilha do Cardoso, por volta das 17h, quando aconteceu o acidente. O piloto contou à polícia que outras embarcações passavam próximo ao Pérola Negra e provocaram algumas marolas. Os turistas que estavam no barco ficaram assustados e se concentraram em apenas um lado da embarcação. Além disso, a ação do vento contra a maré contribuiu para que o piloto perdesse o controle da embarcação e o barco virasse.
Todos os passageiros caíram no mar. Outras embarcações que passavam pelo local no momento do acidente resgataram os turistas e o piloto. De acordo com a Polícia Militar, a bordo do Pérola Negra havia 20 passageiros das cidades de Campinas, Osasco, Carapicuíba e São Paulo, além do piloto. Elaine e o filho Davi ficaram desaparecidos após o acidente. O barco afundou na Baía do Trapandé, conhecida como canal de Cananeia, próximo a Ilha do Casca.
Leia mais notícias em Brasil
O Corpo de Bombeiros de Registro foi acionado para iniciar as buscas pela mulher e pela criança, mas só chegou cerca de duas horas após o acidente. Por volta das 22h, eles encerraram os trabalhos no local por falta de iluminação. Pilotos e funcionários da empresa Pérola Negra Turismo seguiram com as buscas pelo barco e pelas vítimas.
Eles jogaram redes de pesca na baía, mergulharam e encontraram a embarcação por volta da meia-noite. O barco foi rebocado para um local mais seco e eles constataram que o corpo de Elaine e de Davi estavam dentro da cabine do Pérola Negra. As vítimas são mulher e filho de Sérgio Cutrale, executivo de vendas da Microsoft, em São Paulo.
Por volta das 2h, os corpos foram retirados. De acordo com o filho do proprietário do Pérola Negra, Cesar Daniel Duarte, o barco tinha capacidade para 22 passageiros, além do piloto. Todas as três embarcações da empresa estão com o seguro e a documentação em dia. A empresa realiza passeios marítimos em Cananeia há 15 anos. Segundo ele, nunca aconteceu um acidente como este.