Jornal Correio Braziliense

Brasil

Prefeitura do Rio concluirá municipalização de hospitais em até 90 dias

Eduardo Paes disse que a prefeitura tem "a vida organizada", mas assinalou o corte de programas para conseguir arcar com custos na saúde

Em até 90 dias a prefeitura do Rio de Janeiro espera concluir a municipalização dos hospitais estaduais Albert Schweitzer, em Realengo, e Rocha Faria, em Campo Grande. A administração das unidades foi transferida para a prefeitura em função das dificuldades do governo estado em manter os serviços de saúde.


[SAIBAMAIS]Nos próximos dias, profissionais designados pela Secretaria Municipal de Saúde vão orientar a transição em cada um dos hospitais. A equipe ficará responsável por um censo hospitalar diário e a inclusão dos novos leitos no sistema que regula a abertura de vagas. Por meio de decreto, a prefeitura ordenou que a administração dê prioridade à transição.

O prefeito Eduardo Paes disse que os detalhes da mudança serão acertados segunda-feira (11/1), quando a prefeitura assumirá o Hospital Rocha Faria. Ele voltou a explicar que vai arcar com a manutenção e insumos das unidades e que o estado ficará com a folha de pagamentos.

Para dar conta dos novos gastos, Paes disse não descartar cortes em obras de conservação e programas sociais. ;A prefeitura tem uma situação financeira, que, assim, não está sobrando dinheiro, mas temos a vida organizada, então, vamos precisar fazer cortes em alguns programas, não na área de saúde, de repente, fazer menos recapeamento [de pista] do que faríamos, menos pracinhas e menos shows;, disse.