Os principais ;blogueiros fitness; do Brasil inspiram seus milhões de seguidores nas redes sociais a manter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos. O objetivo? Motivar aqueles insatisfeitos com gordurinhas extras a eliminá-las. O publicitário paulistano Fernando Cury, 36 anos, no entanto, seguiu na contramão: criou uma conta no Instagram em representação a quem está contente com uns quilos a mais.
Inaugurada no ano passado, a PandãoGliesi satiriza uma das mais badaladas blogueiras fitness do país, Gabriela Pugliesi, seguida por mais de 1,8 milhão de pessoas na rede. Em vez de fotos e vídeos de musculação, Fernando Cury aposta no bom humor das imagens de milk-shakes, refrigerantes e bolos confeitados ; comidas raras entre as postagens das blogueiras ;, com um objetivo: diversão.
;É uma grande brincadeira. Mas, é claro que esse humor só existe porque muitos gordinhos sofrem com essa ;pressão fitness;;, conta o publicitário. ;Ser gordo, hoje em dia, não é muito aceitável para certo grupo de pessoas, e se o canal pode proporcionar um pouco mais de confiança para os gordinhos, ele também tem essa função;, explica.
Fernando ressalta que levantar o astral dos ;gordinhos; não é prioridade do perfil. Mas, admite que algumas pessoas com problemas de peso já o procuraram para agradecê-lo. ;Já tive contatos de gente que se sente pressionada, dizendo que eu ajudei. Isso é legal. Não é minha intenção, mas acontece;, comenta.
A ideia de criar a PandãoGliesi surgiu da amiga Juliana Aterje, em setembro de 2014. ;A Juliana já conhecia o perfil da Pugliesi e sabia que eu era o contrário a essa paranoia pela aparência. Ela propôs fazer um perfil satirizando a ;Pugli; e eu, sendo um gordo palhaço, topei;, relembra o paulistano, que jamais teve contato com a blogueira. A conta segue bombando na internet. Somente nas duas últimas semanas, a PandãoGliesi saltou de 1,5 mil para 10,6 mil seguidores.
Confira algumas das publicações da PandãoGliesi: