Jornal Correio Braziliense

Brasil

Tragédia em Mariana: Samarco garante que Barragem do Germano está estável

No entanto, mineradora reconhece que o fator de segurança está abaixo do mínimo recomendado

A Samarco divulgou uma nota, na tarde deste sábado, onde garante a estabilidade da Barragem do Germano, próxima às barragens do Fundão e Santarém, que romperam em Mariana na semana passada, causando a morte de sete pessoas.

[SAIBAMAIS];As estruturas de barragem e de diques encontram-se estáveis. Tais estruturas estão sendo monitoradas em tempo real por meio de radares e inspeções diárias são realizadas pela equipe técnica da empresa; explica a mineradora. Segundo a Samarco, a avaliação técnica é feita por meio de drones, escaneamento a laser e a instrumentação geotécnica existente.

;O maciço principal da barragem de Germano está com fator de segurança acima de 1,9. O fator de 1,00 significa que a estrutura está no seu limite de equilíbrio. Umas das estruturas auxiliares, de menor porte, denominada dique de Selinha, apresenta fator de segurança acima de 1,2.;, diz a mineradora, reconhecendo que o fator de segurança está abaixo do mínimo recomendado. ;A informação do monitoramento e das inspeções indicam que a estrutura está estável apesar de o fator de segurança estar abaixo do mínimo recomendado pela norma brasileira (NBR13028), em condições normais de operação;.



A empresa ainda afirma que, como medida de segurança adicional, estão em andamento trabalhos preventivos de reforço na base do dique de Selinha, para ;elevar o coeficiente de segurança;.

Segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, as chuvas de sexta-feira e deste sábado não impactaram a barragem.