Um homem foi preso, nesta quinta-feira, transportando mais de uma tonelada de maconha que seria direcionada para o tráfico da Grande BH já neste fim de ano. A droga estava prensada em barras, envolvidas individualmente em papel alumínio e com a inscrição ;Merry Christmas; (Feliz Natal), em vermelho. Rodrigo de Almeida Barreiro, de 25 anos, é natural do Mato Grosso do Sul, e trazia a droga em um caminhão com placas do estado do Paraná.
O motorista foi abordado pelos policiais civis da 1; Delegacia Regional Leste, na altura do Bairro Madre Gertrudes, na Região Oeste de Belo Horizonte, próximo da divisa com Contagem. Os investigadores foram acionados com a informação de que o veículo chegaria à capital, passando pela BR-040, por volta das 3h. O grupo criminoso já vinha sendo investigado há quatro meses em trabalho coordenado pelo delegado Rafael Azevedo.
No local foi realizada uma vistoria e nada foi encontrado. De acordo com a Polícia Civil, após a abordagem, o caminhão foi encaminhado ao canil da Polícia Civil, no Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp). Os policiais contaram com o auxílio de cães farejadores e descobriram a droga escondida no teto do caminhão.
Barreiro não informou para quem estava levando a droga e de onde vinha, negando que soubesse da existência da substância no caminhão. Ele foi encaminhado ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem.