Os estudantes também estão se manifestando contra o Projeto de Lei 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP). A ementa do projeto estabelece a participação mínima da Petrobras no consórcio de exploração do pré-sal.
De acordo com Jessy Dayane, diretora de Politicas Educacionais da UNE, a caravana é contra o projeto porque, em 2013, metade do fundo social do pré-sal foi destinada às áreas sociais: 75% para a educação e 25% para saúde. "Se esse projeto for aprovado, ameaça a conquista que garante mais verbas a longo prazo pra educação no Brasil.;
Para a presidente da UNE, a Operação Lava Jato é importante porque acaba com a corrupção na Petrobras, "mas não podemos levar a Petrobras junto. Deputados e partidos estão se aproveitando da crise para propor projetos que enfraqueçam a empresa;, afirmou Carina Vitral.
Segundo a Consultoria Legislativa do Senado, o projeto em discussão na Casa não altera a destinação de recursos.
Após a reunião em frente A Biblioteca Nacional de Brasília, a caravana, com lideranças de todo o país, caminhará, no início da tarde, até o Ministério da Educação. O objetivo dos estudantes é que o novo ministro os receba às 17hs.
De acordo com a Polícia Militar do Distirito Federal, até 11h30 eram aproximadamente 300 manifestantes no local.