Jornal Correio Braziliense

Brasil

Deputado André Figueiredo vai para ministério das Comunicações

Reforma ministerial será anunciada amanhã pela presidente Dilma Rousseff

Em reunião na noite de hoje no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff, confirmou a ida do deputado André Figueiredo (PDT-CE), líder do partido na Câmara, para o Ministério de Comunicações. O atual titular da pasta, Ricardo Berzoini, irá assumir a Secretaria de Governo, uma fusão da Secretaria-Geral, de Relações Institucionais, da e Micro e Pequena Empresa e do Gabinete de Segurança Institucional.

Após duas semanas de intensas negociações com líderes partidários e ministros, a reforma ministerial será anunciada amanhã de manhã pela presidente. Com o novo desenho, PDT perde Trabalho, atualmente sob comando de Manoel Dias, uma vez que a pasta se juntará a Previdência. O nome de Figueiredo foi definido em reunião dele com Dilma e com o presidente do partido, Carlos Lupi. A indicação sofria resistência do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, também do Ceará, devido a proximidade do deputado com a família Gomes.

Também foi definida hoje a ida de Aldo Rebelo da Ciência e Tecnologia para Defesa. Ele se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e a presidente do partido, deputada Luciana Santos, pela manhã no Planalto. O atual titular da Defesa, Jaques Wagner, vai para Casa Civil, de onde sai Aloisio Mercadante, para Educação. O atual ministro da pasta, Renato Janine Ribeiro, foi demitido ontem. Para a vaga de Ciência e Tecnologia, o nome mais indicado é da cota do PMDB na Câmara, o deputado Celson Pansera (RJ).