Trinta e três adolescentes internados na Fundação Casa Vila Conceição, na Vila Curuçá, na zona leste da capital paulista, fugiram na noite dessa segunda-feira (14/9). Essa foi a segunda fuga em massa na mesma unidade em três meses. Até o início da manhã seguinte, quatro adolescentes haviam sido recapturados.
A fuga aconteceu por volta das 20h. De acordo com a Fundação Casa, não houve rebelião e não há registro de feridos. O número de fugitivos representa mais da metade dos jovens internados na Fundação Casa Vila Conceição, que tem capacidade para 60 pessoas e estava ocupada por 57 adolescentes.
Após a fuga, a Polícia Militar foi chamada, realizou buscas na região e conseguiu localizar quatro adolescentes. Em nota, a Fundação Casa diz que a Corregedoria Geral vai instaurar sindicância para apurar o episódio.
"Caso os outros sejam recapturados, uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD) irá analisar as sanções disciplinares a serem aplicadas. O Judiciário e os familiares do adolescente serão informados da ocorrência", diz a instituição.
Em junho, outros 29 internos conseguiram escapar da mesma unidade. A Fundação Casa afirma não ter informações se há reincidentes entre os últimos fugitivos.