Jornal Correio Braziliense

Brasil

'Foi a quina da mesa': famosas fazem campanha contra violência doméstica

Só no DF, foram registrados 14 mil casos de violência doméstica em 2014

[VIDEO1]

Preta Gil, Deborah Secco, Marjorie Estiano, Bela Gil e Luiza Possi. Nesta segunda-feira (24/8), as cinco famosas postaram frases em suas páginas do Facebook e despertaram a curiosidade dos fãs. "Foi a quina da mesa", "foi a maçaneta da porta", "foi a torneira do chuveiro". Por trás das mensagens está a campanha Curiosidade Salva, que combate a violência doméstica e a agressão à mulher.

Leia mais notícias em Brasil

As publicações do Facebook têm um aviso de que foram editadas. Ao clicar no histórico de revisões, a verdadeira mensagem aparece: "Muitas vezes, uma maçaneta da porta é um marido agressivo e a vítima não tem coragem de dizer". As artistas incentivam a denúncia de casos de agressão.



Na página de Bela Gil, a frase já tem mais de 13,5 mil curtidas e 2 mil compartilhamentos. Nos comentários, os fãs elogiam a iniciativa e até compartilham histórias de violência contra a mulher.

Segundo a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, foram registrados 14 mil casos de violência doméstica no Distrito Federal em 2014. Uma pesquisa de 2013 do Senado Federal aponta que, dos casos de agressões não registras, 74% são por medo do agressor, 23% por medo de impunidade; em 19% dos casos, as mulheres afirmam não conhecer seus direitos.