Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ativistas se mobilizam para resgatar porcos feridos em acidente, em SP

Carreta transportava 110 suínos para frigorífico, onde seriam abatidos, quando tombou e feriu os animais; 40 porcos morreram

Uma carreta carregada de 110 porcos tombou em uma praça de pedágio no km 14 do Rodoanel Oeste, no município de Caieras, em São Paulo, na madrugada desta terça-feira (25/8). O veículo transportava os suínos para um frigorífico, onde seriam abatidos. Feridos, eles permaneceram na carreta por sete horas e foram socorridos por veterinários e ativistas de movimentos contrários ao abate de animais para consumo humano.


Testemunhas afirmam que o motorista da carreta estava próximo a uma das guaritas do pedágio quando teria manobrado bruscamente para colocar o veículo em outra cabine. Nesse momento, a carreta teria tombado e os porcos ficaram imprensados na carroceria e sofreram ferimentos. O condutor não se machucou. 40 animais morreram.


A carreta transportava porcos de Uberlândia (MG) para um frigorífico de Carapicuíba, no interior paulista, localizado a 2 km do local do acidente.


Ativistas de movimentos contrários ao abate de animais para consumo humano e veterinários se organizaram e chegaram ao local no fim da manhã para ajudar no resgate. Eles retiraram os suínos da carroceria e deram água aos porcos, que gritavam de dor.

;Havia veterinários que deram água e medicamentos aos porcos;, contou o analista de sistemas Eduardo Pacheco, 25 anos, ao Correio. Ele esteve no local do acidente por volta das 12h.


Os ativistas também se concentraram em frente ao frigorífico, para onde os suínos seriam levados, e iniciaram uma negociação com o dono da empresa. O homem abriu mão dos animais. ;Alguns porcos morreram, outros tiveram ferimentos superficiais. Mas eles precisam de cuidados porque podem ter se machucado internamente;, descreveu Eduardo. Ele retornou ao local por volta das 17h30. Os voluntários iniciaram uma campanha na internet para arrecadar fundos e arcar com os custos da recuperação dos porcos.