Um dos filhos do cirurgião-plástico Ivo Pitanguy foi preso nesta quinta-feira (20/08) por homicídio culposo [sem intenção de matar] e embriaguez ao volante, após atropelar e matar um homem na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. O acidente ocorreu às 23h30, na rua Marquês de São Vicente, em frente à Pontíficia Universidade Católica (PUC-Rio).
Leia mais notícias em Brasil
A vítima foi identificada como José Fernando da Silva, 44 anos. Ele voltava do expediente onde trabalhava como operário em uma obra próxima, quando foi atingido pelo carro de Ivo Campos Pitanguy, 59 anos. Silva foi levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, a 2 km da ocorrência, mas não resistiu aos ferimentos.
Pitanguy também foi levado para a mesma unidade, em estado grave, com traumas na cabeça e lesões no couro cabeludo. Após passar por cirurgia na manhã desta sexta-feira (21/8), está consciente e com quadro de saúde estável. A família ainda não decidiu se vai transferir Pitanguy para um hospital particular.
Como o motorista estava inconsciente durante o atendimento de primeiros socorros, não foram realizados testes para comprovar embriaguez. Mas bombeiros e policiais que atenderam a ocorrência relataram forte cheiro de álcool dentro do carro. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a declaração dos militares é aceita para caracterizar a infração de embriaguez ao volante e serve como prova no inquérito.
Segundo depoimentos de testemunhas, o automóvel bateu em um poste antes de atingir o pedestre. Chovia quando ocorreu o acidente. O resgate foi realizado por bombeiros do quartel da Gávea e do Grupamento Marítimo (GMar) de Copacabana.