Jornal Correio Braziliense

Brasil

Personalidades demonstram apoio à descriminalização da maconha

Atores Caio Blat e Gregório Duviver, além do deputado Jean Wyllys postaram fotos e vídeos nas redes sociais

A votação da a inconstitucionalidade da criminalização do porte, da produção e do uso de drogas para consumo próprio de maconha no Supremo Tribunal Federal (STF) movimentou as redes sociais nesta quarta-feira (19/8). Artistas e políticos também exressaram opinião sobre o tema, que deve ser apreciado em plenário na quinta-feira (20/8).

Leia mais notíicias em Brasil

Em seu canal do Youtube, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) transmitiu o julgamento da matéria, que começou na quarta, mas foi interrompido. "A ação não exclui crimes como formação de quadrilha e o próprio tráfico, mas reconhece que o usuário não comete crime, e que não cabe ao Estado criminalizar liberdades pessoais ou invadir indevidamente a privacidade de ninguém. Por conta de uma legislação arcaica, uma pessoa que possua um único pé de maconha em casa é presa e exibida em todos os jornais como um perigoso traficante - ainda que o seu ato lhe permitisse justamente deixar de recorrer aos traficantes", afirmou o deputado na rede social.

[SAIBAMAIS]

Os atores Caio Blat e Gregório Duvivier também se manifestaram. Pelo Instagram, Caio postou a foto de um cartaz onde se lê "usar não é crime, plantar também não". Já Duvivier foi além e postou uma foto dele mesmo com um cigarro que seria de maconha na boca.