Brasil

Na grande São Paulo, folheto da PM retrata negro como criminoso

Os folhetos com dicas de segurança foram distribuídos em escolas da região

Agência Estado
postado em 14/08/2015 10:11

Folheto foi distribuído para alertar crianças quanto a segurança

A distribuição de um folheto com dicas de segurança pela Polícia Militar causou polêmica em Diadema, município da Região Metropolitana de São Paulo, por retratar um homem negro como criminoso.

Na ilustração, o homem tem cabelo "black power" e está com uma arma na mão. A PM informou que o folder fazia parte de um projeto de educação para a segurança e já foi tirado de circulação, com o "objetivo de evitar interpretações equivocadas e oportunistas que nada contribuem para a questão racial".

[SAIBAMAIS]O folheto foi distribuído em escolas e fazia parte do projeto Educação para a Segurança, segundo a PM. O Folder visa indicar procedimentos que aumentem a segurança em casa, como ter chave a mãos quando estiver se aproximando da residência para evitar ser abordado por bandidos. O homem negro ilustra a seção destinada à "alguém em sua porta", que traz dicas para evitar estranhos dentro de casa. Uma das sugestões é analisar as credenciais de funcionários cujos serviços não foram solicitados.

Leia mais notícias em Brasil

A PM informou, em nota, que os impressos são antigos e já foram retirados de circulação com o "objetivo de evitar interpretações equivocadas e oportunistas que nada contribuem para a questão racial". A corporação disse ainda que as ilustrações foram feitas por um cartunista e policial militar negro, "concebidas sem qualquer intenção preconceituosa racial, até porque, na Polícia Militar, instituição orientada por princípios de Direitos Humanos, grande parte do efetivo é afrodescendente".

A polícia explicou que a paleta de cores usada nos desenhos exprime as "diversas nuances da epiderme do povo brasileiro, podendo variar do claro ao escuro em qualquer personagem, não importando o papel, contexto ou função que desempenha em cada cartoon".

Leia Mais:
Assine o Estadão All Digital %2b Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação