Jornal Correio Braziliense

Brasil

Fies abre mais de 60 mil vagas para o segundo semestre

Interessados têm até o próximo dia 6 para se inscrever

As inscrições para as 61,5 mil vagas abertas para o Fundo de Financiamento Estudantil no segundo semestre de 2015 começaram hoje e seguem até as 23h59 da próxima quinta-feira (6). De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial da União, o processo será diferente das edições anteriores. Os estudantes deverão se candidatar para a seleção por meio de um sistema parecido ao que é usado no Sisutec e concorrerão a vagas já definidas pelo Ministério da Educação.

Os alunos serão selecionados de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Só poderá participar do processo quem ainda não tenha obtido diploma de ensino superior, que tenha feito o Enem a partir de 2010 ; com nota mínima de 450 pontos ; e que tenha renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

As exceções ficam por conta de professores da rede estadual, que não precisam cumprir nenhum dos três requisitos, e dos estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010, que estão dispensados da exigência de ter realizado o Enem, mas devem se encaixar nos demais critérios. O estudante só poderá se inscrever em um único curso e turno dentre os que forem oferecidos.

A classificação entre os candidatos que fizeram o Enem levará em conta a nota final obtida na prova. Em caso de empate, será utilizado como primeiro critério de desempate a nota da redação. Já entre aqueles que não realizaram a prova, a classificação se dará a partir de um cálculo que levará em conta critérios de renda, raça, profissão e rede de ensino onde os candidatos estudaram.

Resultado
O sistema de seleção do Fies terá uma única chamada, que será divulgada no dia 10 de agosto junto com a lista de espera dos candidatos que não foram convocados. Quem estiver na lista de espera, deverá acompanhar as informações pelo site do Fies. Os estudantes pré-aprovados terão até o dia 13 de agosto para apresentar a documentação necessária e realizar a contratação do financiamento. Para os que estiverem na lista de espera, será dado dez dias a partir da pré-seleção no programa para que seja finalizada a contratação do Fies.

Saiba quais são as principais mudanças no Fies

Taxa de juros

Antes ; 3,4% ao ano desde março de 2010

Agora ; 6,5% ao ano


Teto da renda familiar

Antes ; Renda familiar bruta de 20 salários mínimos

Agora ; Limite de renda per capita de 2,5 salários mínimos


Prioridades para cursos

Antes ; Não havia critérios

Agora ; Foco para as áreas de engenharia, formação de professores e saúde


Cursos com notas altas

Antes ; MEC exigia avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Agora ; Foco em cursos com nota 4 e 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior


Regiões prioritárias

Antes ; Não havia prioridade para regiões ou estados

Agora ; Prioridade para alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção do DF)


Notas mínimas no Enem

Antes ; Só era preciso ter feito a prova

Agora ; Média de 450 pontos no exame e nota maior que zero na redação


Desconto em mensalidades


Antes ; Estudante pagava a mensalidade mais cobrada pela instituição

Agora ; Será oferecido um desconto de 5% sobre a mensalidade


Prazo para pagamento

Antes ; Até 2010, duas vezes a duração do curso

Agora ; Três vezes a duração do curso