Jornal Correio Braziliense

Brasil

Novo tratamento para hepatite C será ofertado no SUS até o fim do ano

Expectativa do Ministério da Saúde é de atender 30 mil pessoas nos próximos 12 meses

Até o final do ano será ofertado um novo tratamento para pacientes com hepatite C pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é dar mais conforto à população. De acordo com o Ministério da Saúde, 30 mil pessoas serão beneficiadas. A nova terapia é composto pelos medicamentos daclatasvir, simeprevir e sofosbuvir.

Os medicamentos estarão disponíveis para pacientes que não podiam receber os tratamentos ofertados anteriormente, como os portadores de coinfecção com o HIV, cirrose descompensada, pré e pós-transplante e pacientes com má resposta à terapia com Interferon, ou que não se curaram com tratamento anterior.



Os registros da doença têm se estabilizado nos últimos anos, com média de 17 mil anualmente. Também há estabilidade nos números de hepatite B (17.940 casos em 2014). Os casos de hepatite A, relacionada às condições sanitárias, caíram 69,7% nos últimos nove anos,sendo 6.520 no ano passado, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde.

A incorporação do novo tratamento faz parte do novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções, lançado pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Luta contra hepatites virais, comemorado nesta terça-feira, 28 de julho. O novo protocolo tem 90% de chances de cura, comparado a uma faixa de 40% a 47% do protocolo anterior.