Jornal Correio Braziliense

Brasil

Moça do Tempo do JN, Maju Coutinho é vítima de racismo nas redes sociais

Em menos de 24 horas, a hashtag #SomosTodosMajuCoutinho virou trending topics no Twitter; a equipe do jornal Nacional publicou um vídeo em defesa da jornalista



Celebridades e colegas de trabalho saíram em defesa da apresentadora do Jornal Nacional Maria Júlia Coutinho nesta sexta-feira (3/7). A jornalista que faz a previsão do tempo no jornal Nacional foi alvo de ataques na internet, depois que o jornal postou uma foto de Maria Júlia na página do Facebook, na noite de quinta-feira (2/7). Na madrugada de sexta, algumas pessoas deixaram vários comentários racistas sobre a moça. Apesar de ainda não ter falado publicamente sobre o caso, ela deu o tom ao responder um outro tweet ofensivo com um: "Beijinho no ombro".



O caso teve grande repercussão nas redes sociais e muitos se engajaram na defesa da jornalista. Nas últimas 24horas, a tag #SomosTodosMajuCoutinho foi mencionada em mais de 34 mil tweets e chegou ao primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no Brasil e também no ranking mundial de trending topics.





;Só conseguiu emprego no Jornal Nacional por causa das cotas, preta imunda;, postou um usuário. Outro disse: ;Não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta não;. A maioria dos comentários que vieram em seguida foram em defesa de Maria Júlia. Mais de uma pessoa afirmou ter ;printado; as injúrias (quando a tela é registrada em formato de imagem) e que as levaria para a polícia - um desses comentários superou 14 mil curtidas. ;Maju, você é linda, elegante e mais, uma mulher inteligente. Parabéns por ter conseguido seu espaço;, reconheceu um usuário.

Os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos postaram um vídeo na página do jornal no Facebook e no Twitter nesta tarde, defendendo a jornalista. No vídeo, Bonner diz que eles estão na sala de prêmios do jornal e, em seguida, mostra a equipe e todos gritam em uníssono ;Somos todos Maju;.

Muitas celebridades também se indignaram com o caso e se manifestaram nas redes sociais em defesa da jornalista. "É sério que ainda existe gente assim?", comentou a atriz Sheron Menezes, "Essa gente merece estar na cadeia". A apresentadora Didi Wagner, no perfil do Instagram, lamentou: "Chegamos ao fundo do poço".