Estudantes se mobilizam nesta semana contra a redução da maioridade penal. A Proposta de Emenda à Constituição que permite que jovens com mais de 16 anos autores de crimes considerados violentos sejam punidos como adultos deve ser votada no plenário da Câmara dos Deputados na próxima terça-feira. A presença dos manifestantes na votação está garantida por um habeas corpus deferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 de junho. Eles foram proibidos de participar da sessão da Comissão Especial da Casa no dia anterior, quando o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi aprovado.
[SAIBAMAIS]De acordo com decisão da ministra Cármem Lúcia, quatro integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e 15 da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) estão autorizados a ingressar ;livremente nos recintos públicos da Câmara dos Deputados;. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), restringiu a entrada após sessão da Comissão Especial em 10 de junho que acabou com uso de spray de pimenta após confusão entre estudantes e parlamentares.
Segundo a presidente da UNE, Carina Vitral, a expectativa é reunir mais de 10 mil jovens na segunda-feira em frente ao Congresso Nacional. A mobilização continua até o dia seguinte. ;Vamos fazer uma manifestação, um acampamento e um festival de cultura contra a redução;, afirma. Favorável à PEC, Cunha confirmou na sexta-feira que o texto será votado em primeiro turno nos próximos dias. Pelo menos oito partidos são favoráveis à proposta que precisa de 308 votos para ser aprovada em dois turnos no plenário. De lá, segue para o Senado.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.