As entrevistas para obtenção de visto para os Estados Unidos marcadas para as próximas quinta e sexta-feira estão canceladas por causa de uma pane no sistema de emissão dos documentos em Washington. O problema é mundial. A falha técnica, cuja origem não foi divulgada, ocorreu no dia 8 de junho e causa atrasos desde então. Cerca de 16 mil vistos deixaram de ser emitidos no Brasil até hoje por esse motivo.
Os vistos aprovados na última semana, por exemplo, não têm previsão de serem entregues ao solicitante junto com o passaporte. Caso a pessoa precise do documento para viajar, ela pode entrar em contato com o consulado responsável. Na última semana, cerca de 20% das entrevistas agendadas foram canceladas.
Leia mais notícias em Brasil
Hoje e amanhã, os serviços foram suspensos apenas no consulado em São Paulo. Nos demais ; Rio de Janeiro, Recife e Brasília ; o atendimento segue até quinta-feira. Para a próxima semana, as entrevistas estão mantidas.
O Conselheiro para Assuntos Consulares do embaixada, Tom Lloyd, não soube informar qual problema acometeu o sistema em Washington, mas disse não estar relacionado a uma invasão de hackers. ;Nós temos um sistema computadorizado que guia nosso processo de visto, base de dados ou tudo isso. Em Washington, esse sistema entrou em pane faz alguns dias, por enquanto, não há previsão se vai voltar. Assim que voltar, vamos tentar resolver o mais rapidamente;, afirmou.
Lloyd recomendou a quem precisar fazer uma viagem emergencial procurar o consulado para que a situação seja avaliada. Segundo ele, assim que o sistema voltar ao normal, serão feitos o possível para emitir os documentos o quanto antes. O prazo costuma ser de 10 dias. ;Esses prazos serão mantidos, mas haverá uma certa demanda mantida;, disse.
Dúvidas podem ser encaminhadas para: brasiliavisa@state.gov
Quem tiver viagem de emergência marcada, pode sequir as instruções explicadas aqui