[SAIBAMAIS]
Última chance
Para participar do Enem, é preciso acessar o site www.enem.inep.gov.br até as 23h59 de hoje. Esse também é o prazo para fazer qualquer alteração nos dados cadastrais. É possível solicitar atendimento especializado para pessoas com deficiências físicas e mentais, gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas ; pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado. Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho. Para confirmar a inscrição, é preciso pagar a taxa de R$ 63 até as 21h59 de 10 de junho. São isentos da cobrança concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes.
Prova abre portas
Além de avaliar o conhecimento de alunos no ensino médio, o resultado da prova é usado em diversos programas educacionais. Confira:
Ciência sem Fronteiras
; O universitário deve ter obtido 600 pontos ou mais no Enem para se inscrever no programa de bolsas de estudo em universidades estrangeiras.
Certificado do ensino médio
; Candidatos com 18 anos ou mais e que fizerem pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação podem pedir o certificado de ensino médio. É preciso marcar essa opção na inscrição.
ProUni
; Alunos com mais de 450 pontos na média das notas da provas do Enem e que não tiraram zero na redação podem se inscrever para bolsas em instituições particulares de ensino superior no Programa Universidade para Todos.
Sisu
; Instituições públicas de ensino superior adotam critérios diversos para selecionar alunos que fizeram o Enem dentro do Sistema de Seleção Unificada. Nenhuma admite que o candidato tenha zerado a redação.
Sisutec
; O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica oferece vagas gratuitas em cursos técnicos tanto no setor público quanto no privado. É preciso não tirar zero na redação.
Fies
; Alunos que tiraram pelo menos 450 pontos na média das notas das provas e não zeraram a redação podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil. O programa financia até 100% do valor das mensalidades em instituições particulares de ensino superior.