Desde que foi ao ar pela primeira vez, há pouco mais de uma semana, a propaganda do Dia dos Namorados de uma marca de cosméticos tem sido amplamente debatida dentro e fora das redes sociais. Há três dias, alguns descontentes começaram a falar em boicote. Nesta quarta-feira (3/6), o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária já contabiliza mais de 300 reclamações de consumidores.
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Na tarde de ontem, quando havia apenas 30 reclamações, o Conar abriu para analisar a propaganda de O Boticário que mostra casais heterossexuais e homossexuais. Não existe um número mínimo exigido para que o processo seja analisado no conselho. É apenas necessário que as reclamações tenham fundamento no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e, neste caso, as alegações são que a propaganda seria desrespeitosa com valores da família e morais.
O pastor Silas Malafaia é um dos contrários à propaganda. Ele publicou um vídeo em que pede que as ;pessoas de bem; não comprem produtos da marca. Segundo Malafaia, que em abril falou em boicote à novela Babilônia (que tem Fernanda Montenegro e Nathália Timberg como um casal), a publicidade promove o homossexualismo e por isso ele tem o ; direito de preservar macho e fêmea, porque essa é história da civilização humana;.
Em resposta às reações negativas, internautas criaram o Tumblr ;Aproveita e boicota;, que mostra outras tantas marcas com publicidade LGBT e inclusiva de novas famílias, como Cola-Cola e Pixar, por exemplo.
Em 26 de maio, a marca se posicionou oficialmente sobre o assunto, em resposta ao comentário de uma consumidora descontente na internet.