Jornal Correio Braziliense

Brasil

Cães farejadores vão ajudar nas buscas de helicóptero que sumiu na Amazônia

Os animais têm uma capacidade olfativa 40 vezes superior à do ser humano

Dois cachorros da raça labrador vão ajudar nas buscas pelo helicóptero desaparecido desde a sexta-feira (29/5) no interior do Amazonas. A aeronave seguia da aldeia de Pentiaquinho, no município de Atalaia do Norte, para Tabatinga.

O helicóptero desapareceu por volta de 18h20, hora local. A aeronave pertence à empresa Moreto Taxi Aéreo e foi contratada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da saúde, para realizar a remoção de pacientes da aldeia. Cinco pessoas estavam a bordo: o piloto, uma enfermeira e moradoras da comunidade.

Os cães Hope, de dois anos, e Bêni, de seis meses, pertencem ao Corpo de Bombeiros de Manaus e desembarcaram no município de Tabatinga no início da tarde dessa segunda-feira (1;/6).

Leia mais notícias em Brasil

De acordo com o coordenador de comunicação do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Janderson Lopes, os cães têm uma capacidade olfativa 40 vezes superior à do ser humano e são muito úteis nas buscas.

;É como se a gente estivesse multiplicando esta quantidade de homens 40 vezes mais. Os cachorros acabam percebendo nuances que os nossos homens não iam conseguir perceber. Isso amplia a nossa capacidade de achar pessoas;, disse Lopes.

Oito bombeiros da capital foram destacados para ajudar nas buscas.Também participam da ação homens do 8; Batalhão de Infantaria de Selva, do Corpo de Bombeiros de Tabatinga, da Polícia Militar, da Defesa Civil, além da Força Aérea Brasileira.