Na última semana foram registrados na cidade do Rio 145 novos casos de dengue de acordo com o Infodengue Rio. Hoje (29), agentes da Vigilância Ambiental forçaram a entrada em uma academia desativada no bairro do Flamengo na busca de focos de proliferação do mosquito Aedes aegipty.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza entrada compulsória em imóvel localizado no bairro do Flamengo. A atividade integra as ações da Prefeitura do Rio de combate à dengue em toda a cidade.
Os profissionais colheram amostras da água parada encontrada no imóvel para análise em laboratório. No local tem uma piscina abandonada, que recebe água da chuva, apontada pelos agentes como o possível criadouro do mosquito transmissor da dengue. A guarda municipal também participou da iniciativa para assegurar a integridade do local.
Os agentes de saúde encerraram o trabalho aplicando um inseticida que, segundo o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Marcus Vinícius Ferreira, inibirá o crescimento da larva do mosquito. "Colocamos um produto que tem efeito bem longo, daí não vai ter perigo durante certo tempo e a situação estará controlada;.
A entrada compulsória em imóveis fechados é legitimada pelo decreto n; 34.377, de 2011. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), esta é a 16; entrada compulsória realizada este ano.
No primeiro trimestre de 2015, os agentes da SMS-RJ fizeram aproximadamente 1,9 milhão de visitas de inspeção, eliminando quase 184 mil depósitos com potenciais criadouros. A secretaria promove o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e os dados revelam que os focos do mosquito causador da dengue ainda estão em sua maioria no ambiente doméstico ou em canteiros de obras.