Representantes de forças federais, estaduais e municipais se reuniram nesta quinta-feira (12/3) para discutir a estratégia de segurança para as instalações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. É a primeira reunião do grupo, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, desde que a responsabilidade pela segurança dessas áreas passou do Comitê Organizador Rio 2016 para o governo federal, há cerca de um mês.
Segundo o diretor de Operações da secretaria, Cristiano Barbosa Sampaio, as primeiras reuniões vão servir para conhecer as reais necessidades de cada uma das 159 instalações do evento e o efetivo a ser empregado. O grupo tem 30 dias para definir o contingente.
;Este é o primeiro passo para um detalhamento da nova tarefa assumida pelo governo. A partir da definição do tamanho da operação, vamos passar a uma segunda discussão ; que forças integrarão essa tarefa, se serão apenas forças estaduais, federais, se haverá eventual contratação de segurança privada;, explicou.
A reunião ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro.