Jornal Correio Braziliense

Brasil

Supervia distribui 100 mil bilhetes para passageiros de acidente de trem

Bilhetes fazem parte de acordo por danos morais feito pela empresa após choque entre dois trens em janeiro deste ano.

A Supervia, empresa responsável pelo serviço de trens no Rio, distribuiu na manhã de hoje (4/3), 100 mil bilhetes nas 15 estações do Ramal Japeri, entre Paracambi, na Baixada Fluminense, e Ricardo de Albuquerque, na zona norte do Rio. A distribuição, que levou cerca de duas horas, foi feita em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no dia 7 de janeiro pela Defensoria Pública do Estado do Rio, a Supervia e a Secretaria de Estado de Transportes.

A distribuição dos bilhetes faz parte do acordo por dano moral coletivo do choque entre dois trens na Estação Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense, no dia 5 de janeiro deste ano. O acidente deixou, na época, cerca de 150 pessoas feridas. De acordo com a Defensoria Pública, até o momento aproximadamente 100 pessoas foram indenizadas. O restante não foi requisitado ou ainda está em andamento.

Hoje um banner foi colocado nas estações para informar sobre a distribuição. Os usuários também receberam atendimento e puderam retirar dois bilhetes, referentes à ida e à volta. Em nota, a Supervia informou que a empresa também passa por um processo de transformação para recuperar, no menor tempo possível, um ;abandono de quatro décadas sofrido pelo sistema ferroviário fluminense;, evitando novos acidentes.

Leia mais notícias em Brasil


;Desde 2011, quando a atual gestão assumiu a administração da concessionária, a parceria do governo do Estado com a SuperVia tem sido fundamental para o investimento de R$ 3,3 bilhões na revitalização de todo o sistema. Os investimentos contemplam modernização de toda a infraestrutura [rede aérea, trilhos, dormentes, equipamentos de via e telecomunicação], renovação da frota, reforma de estações, entre outras melhorias;, disse a empresa na nota.

A Supervia recebeu a concessão do governo do Estado em 1998, válida por um período de 25 anos. Em 2011, o contrato foi prorrogado por mais 25 anos, sendo válido até 2048, para operação comercial e manutenção da malha ferroviária da região metropolitana e da capital do Rio. Os trens transportam em média 620 mil pessoas por dia, por uma malha de 270 quilômetros e 102 estações.