Jornal Correio Braziliense

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Passageiros levam susto após pane de avião da TAP em Belo Horizonte

O avião apresentou problemas mecânicos e não conseguiu levantar voo em Confins. As pessoas ficaram por cerca de três horas dentro do avião aguardando uma decisão da companhia aérea

Passageiros do voo 102 da Transportes Aéreos de Portugal (TAP) enfrentaram demora e falta de informação no fim da noite de quinta-feira quando o avião em que embarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, rumo a Lisboa, apresentou problemas mecânicos e não conseguiu levantar voo. As pessoas ficaram por cerca de três horas dentro do avião aguardando uma decisão da companhia aérea, que acabou cancelando o voo na madrugada desta sexta-feira.

O embarque aconteceu pouco depois de 23h, mas quando avião se posicionou para a decolagem, os passageiros foram surpreendidos com a informação de que não sairiam do chão. A cantora lírica Isabela Santos Iannotta viajava coma filha de 7 meses. Ela seguiria para Lisboa, depois para Berlim, onde mora há cinco anos. Segundo a passageira, estava um calor insuportável dentro da aeronave, que se posicionou para decolar, mas acabou ficando parada meia hora na pista. ;Foi um momento tenso. O avião estava um forno. Eu e minha filha estávamos suando quando eu estava amamentando. A gente ficou sem notícias;.

Pouco depois, o capitão comunicou aos passageiros que estavam verificando tudo no avião para tentar partir. A aeronave começou a taxiar, novamente, dando a parecer que decolaria, no entanto, os passageiros voltaram para a área de embarque onde ficaram por cerca de três horas dentro da aeronave com informações precárias. ;Ninguém entendeu que ele tava voltando. Quando o avião parou, começou a demora de verdade. Só aí colocaram o ar condicionado para funcionar. Os mecânicos começaram a trabalhar incessantemente lá fora. Ficou um entra e sai de técnicos dentro do avião e ninguém dava notícias sobre o voo;, relata a cantora.

De acordo com a passageira, as pessoas começaram a se exaltar por causa da demora. Alguns exigiram comida, que a TAP alegou não poder servir porque seria impossível esquentar as refeições devido à pane do avião. Foi servida água à vontade para as pessoas na aeronave. ;Os comissários foram muito simpáticos. Minha filha começou a chorar eu fiquei nervosa e também comecei a chorar. Comecei a falar que queria desembarcar;, conta Isabela Santos.

Depois de quase três horas, a TAP decidiu desembarcar os passageiros, que enfrentaram nova demora, pois o terminal em Confins já estava fechado. Eles foram avisados pela companhia aérea que deveriam aguardar a chegada de policiais federais para imigração e funcionários da alfândega que já haviam encerrado expediente. Em terra, os clientes foram orientados as seguir até a loja da TAP onde receberam vouchers para voltar para casa ou hotéis que estivessem hospedados. As malas ficaram na aeronave e cada passageiros saiu do aeroporto sem levar a bagagem e sem uma previsão exata de quando vai voar para Portugal.

Pelo site da Infraero, o voo 102 está previsto para esta sexta, às 23h03. Porém, Isabela Santos disse que a companhia aérea não confirmou se vão voar ainda hoje, nem mesmo se seguirão no avião que apresentou problemas. Ela está preocupada com a bagagem e com os prejuízos que teve. ;Já havia contratado baby sitter e um hotel em Lisboa para descansar e depois seguir até Berlim. Perdi tudo isso;, relata a cantora. Ela voltou do aeroporto para a casa dos pais em BH, durante a madrugada, somente com a bagagem de mão.

Resposta
A assessoria de imprensa da TAP no Brasil informou que a equipe de engenharia deve informar até o fim desta sexta-feira qual é o problema mecânico na aeronave. Se eles conseguirem consertar o avião, os passageiros vão embarcar neste voo, caso contrário, serão realocados em outra aeronave da companhia.

Ainda conforme a empresa, um voo para Portugal sairá de Confins às 23h05 de hoje e alguns passageiros já entraram em contato com a TAP para serem acomodados na aeronave. A outra opção para quem precisa ir à Lisboa com urgência é pegar um avião de uma outra empresa em direção a São Paulo ou Rio de Janeiro e de lá embarcar pela TAP. A companhia aérea informou que a operação será paga pela empresa.

Sobre a bagagem, a TAP Brasil informou que uma equipe já foi acionada para retirar as malas do porão do avião. Logo em seguida, o call center entrará em contato com os passageiros para solucionar a questão do embarque. A TAP informou que os passageiros podem falar com a empresa pelo telefone 0300 210 6060 e também pela página facebook.com/tapbrasil.

O em.com.br também entrou em contato com a BHairpot, que administra o aeroporto de Confins, e aguarda retorno.