Jornal Correio Braziliense

Brasil

Amebras capacita profissionais para produção de eventos e itens do carnaval

As oficinas tiveram como tema central figurino completo, envolvendo aulas de chapelaria, adereços e decoração

A associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras) preparou este ano quatro turmas avançadas de oficinas de carnaval, totalizando 120 alunos procedentes de todo o estado, que se qualificaram profissionalmente para a produção de material e eventos ligados à época. ;Até o ano passado, nós fizemos várias turmas para iniciantes. Este ano, tivemos turmas específicas, abordando a parte mais técnica, mais profissional;, disse a presidenta da Amebras, Célia Domingues.



As oficinas tiveram como tema central figurino completo, envolvendo aulas de chapelaria, adereços e decoração. Muitos alunos que fizeram o curso estão trabalhando nos barracões das escolas de samba Mangueira, São Clemente e Imperatriz Leopoldinense, disse Célia.

[SAIBAMAIS]Tudo que os alunos preparam durante o curso fica na Amebras como material de aula. Após serem certificados, aqueles que desejam, passam a produzir peças de souvenir (lembrança), como bonecas de biscuit e de cabaça, que representam personalidades do carnaval, entre as quais baiana, rainha de bateria e ritmistas. As peças são vendidas para turistas e pessoas interessadas em pontos de comercialização que a Amebras tem em parceria com os shoppings Sulacap, na zona oeste, e Grande Rio, na Baixada Fluminense, além de loja no Aeroporto Santos Dumont.

Os produtos podem ser encontrados também na loja virtual www.camisadebamba.com.br. Esses pontos de venda só funcionam, entretanto, durante o carnaval, salientou Célia Domingues. Os artesãos recebem parte do valor da venda e um percentual é destinado à sobrevivência da Amebras, que há cinco anos não conta com patrocínio de nenhuma instituição pública ou privada, informou a presidenta da entidade.

Em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), a Amebras tem ponto de venda também no espaço cultural que funciona no Sambódromo durante todo o ano, onde os produtos confeccionados pelos alunos das oficinas são oferecidos ao público.

Leia mais notícias em Brasil

Entre março e abril deste ano, será feito o planejamento de cursos visando ao carnaval de 2016. Já está certo que haverá aulas de figurino. A Amebras voltará a participar, em junho próximo, dos eventos Carnavália-Sambacon, que são, respectivamente, uma feira exclusiva sobre o carnaval e o Encontro Nacional do Samba, no Rio de Janeiro.

No ano passado, a Amebras passou a administrar as marcas de algumas escolas de samba, para as quais desenvolve produtos específicos. ;Isso ajuda na manutenção dos projetos sociais da Amebras;, destacou Célia. Vila Isabel, Viradouro, Salgueiro, Portela, Mangueira são algumas dessas escolas. Além de produtos artesanais, são vendidos também produtos industrializados com a marca das escolas. A rede de lojas D;Samba, presente em seis shoppings da cidade, é também parceira na comercialização.

A Amebras é a mais nova licenciada dos clubes de futebol do Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco, para os quais as costureiras do atelier criam produtos específicos, como bonés customizados, aventais, jogos americanos, que são vendidos nas lojas dos clubes e em franquias. ;Isso é parte do negócio de empreendedorismo da Amebras para manter os artesãos trabalhando e a instituição continuando a oferecer cursos de capacitação;, manifestou Célia Domingues.