Como já era esperado, os temas políticos apareceram com muita irreverência no carnaval em Pernambuco. Os preferidos entre os foliões no desfile do Galo da Madrugada foi o escândalo da Petrobras e o aumento no preço do combustível. Um grupo com mais de 20 pessoas criou uma fantasia que une os dois temas, com o título "PropinoBRÁS" - Álcool ou gasolina, sempre com propina.
O professor Luis Fernando Miranda, de 56 anos, afirma animado que o desejo do grupo é fim da corrupção. "Queremos que a corrupção acabe. Tenho muito orgulho da nossa estatal", brinca.
Concentrado próximo ao Forte das Cinco Pontas, onde se concentram os políticos antes do desfile do Galo da Madrugada, outro grupo de seis pessoas fantasiadas de Dilma, Lula e Graça Foster, carregam uma placa com os dizeres "O petróleo é nosso! A propina é deles.
Outro assunto que virou brincadeira foi o Aedes Aegypti, que transmite a dengue e a febre chikungunya, representado pelo casal de aposentados Luis Lapenda e Zélia Lapenda, que já desfilam há 37 anos, dos 38 em que o Galo abre o carnaval do Recife e anima o sábado de Zé Pereira.