Jornal Correio Braziliense

Brasil

Foliões tomam as ruas de norte a sul do Brasil neste carnaval

Hoje, com concentração a partir das 7h na Praça XV, sai o maior bloco da cidade do Rio de Janeiro %u2014 o Cordão da Bola Preta

Os cariocas não esperaram nem o sol baixar para cair na folia e dar início ao carnaval 2015. Mesmo com a sensação térmica de 40;C, o tradicional Bloco das Carmelitas partiu pelas ruas de Santa Teresa no início da tarde no 25; ano de festa e arrastou cerca de 10 mil pessoas. No fim da tarde, a agitação ficou por conta do Virtual, no Leme. A estimativa da Riotur é que os blocos de rua animem mais de 1 milhão de pessoas neste sábado.

Leia mais notícias em Brasil

Hoje, com concentração a partir das 7h na Praça XV, sai o maior bloco da cidade ; o Cordão da Bola Preta. A agremiação disputa anualmente o título de maior bloco de rua do mundo com o Galo da Madrugada. Este ano, o trio homenageia os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, com direito a bolo e Parabéns para você. A presença da cantora Maria Rita, da atriz Leandra Leal e de Neguinho da Beija-Flor, madrinha, porta-estandarte e padrinho, respectivamente, está confirmada. Esta é a 97; edição do bloco, que é Patrimônio Cultural Carioca e último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos do século 20 no Rio.

No Nordeste, o maior concorrente do Bola Preta entra em campo às 9h, com seu galo de 27m de altura ornamentado em homenagem ao mar pernambucano. Neste ano, serão seis carros alegóricos e mais de nove horas ininterruptas de frevo, em um trajeto com cerca de 6km e 30 trios elétricos de artistas locais e nacionais. A expectativa da organização é de que mais de 2 milhões de pessoas acompanhem a festa.

Mas a festa no Recife não fica só na dança das sombrinhas do Galo da Madrugada. Desde ontem, pernambucanos e turistas agitam a cidade. A sexta-feira começou animada em Boa Viagem com o frevo do Clube dos Rapazes Inocentes. Os participantes, a maioria da terceira idade, mostraram disposição na 45; edição do bloco. À noite, a SpokFrevoOrquestra foi a primeira atração dos shows do Marco Zero. Criada em 2003 e elogiada pelo jornal The New York Times, o grupo é um dos homenageados do ano.

Os pernambucanos Alceu Valença, Jorge Du Peixe e Mestres do Frevo também estão entre as atrações, além de nomes como Geraldo Azevedo, Fagner e Elba Ramalho. De acordo com a prefeitura do Recife, 98% da grade carnavalesca do ano é composta por artistas pernambucanos. Entre cantores e bandas de fora, estão O Rappa, Natiruts, Titãs e Gaby Amarantos.

Salvador
Só na sexta-feira de folia, 77 blocos animaram o carnaval baiano nos três maiores circuitos de Salvador: Osmar, Dodô e Batatinha (Pelourinho). No Osmar, o destaque foi o Furdunço, onde 27 atrações se apresentaram gratuitamente. O bloco foi criado no ano passado com o objetivo de resgatar as grandes tradições da folia, por meio de fanfarras, marchinhas e trios independentes. Os artistas Léo Santana, Claudia Leitte, Saulo e Timbalada também fizeram a farra com os foliões.

Na capital paulista, a festa nas ruas homenageará um baiano. A esquina da Avenida Ipiranga com a São João será cenário do bloco Tarado Ni Você hoje, a partir das 15h, e celebrará Caetano Veloso. A prefeitura autorizou a festa de 300 blocos de rua neste ano.