Jornal Correio Braziliense

Brasil

Casal de turistas é detido após beijo gay, em Pernambuco

Um dos turistas afirma que foi agredido com palavras e um tapa no rosto e alega que, embora estivesse com o rosto inchado, não foi examinado para comprovar a violência

Dois turistas foram levados para delegacia de Olinda, em Pernambuco, por se beijarem após uma revista policial. O baiano Magno da Costa Paim, de 21 anos, e o paraense Hector Zapata, 22, assinaram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por atentado violento ao pudor.



O casal foi abordado por quatro policiais militares por volta das 23h desta quarta-feira (11/2), nas proximidades do Mercado da Ribeira. Um dos homens diz ter sido agredido com palavras e um tapa no rosto pelos policiais, e alega que, embora estivesse com o rosto inchado, não foi examinado para comprovar a violência.

Em nota, a Polícia Miltar afirmou que o casal estava expondo os órgãos genitais em via pública, enquanto outro rapaz afrontava os militares. Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da PM, o Comando da corporação determinou o encaminhamento da denúncia à Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH).

No início da tarde desta quinta-feira (12/2), os dois turistas procuraram a Corregedoria da Polícia Militar para denunciar os quatro PM;s. Já a ONG Leões do Norte acionou a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

No facebook, o deputado Jean Wyllys cobrou uma resposta das autoridades da região. "Turistas presos em Olinda por causa de um beijo gay. Até agora o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e o Governador Paulo Câmara não se pronunciam sobre essa violência sem precedentes que afasta outros turistas e constrói péssima imagem do estado".

Confira a nota da PM na íntegra:


A Assessoria de Comunicação Social esclarece que, a ocorrência realizada ontem (11), por PMs da CIPMoto, quando de serviço próximo ao Mercado da Ribeira, em Olinda, que envolveu três homens, conforme descrições informadas e foi devidamente registrada na delegacia de Polícia Civil, onde os policiais militares apresentaram os motivos da condução à DPC de Hector Júnior Zapata Paixão, Magno da Costa Pain e Marco Túlio do Carmo Maria.


Conforme descrição da ocorrência, Hector e Magno, encontravam-se juntos, manuseando e expondo os órgãos genitais em via pública. O terceiro envolvido, diante da intervenção dos policiais, afrontou o policiamento e proferiu contra eles, palavras de calão, além de ter tentado agredi-los.


A Assessoria esclarece ainda que, a PMPE, através da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), adota no âmbito das unidades da Corporação políticas de atendimento aos grupos vulneráveis, reafirmando o compromisso da instituição com os Direitos Humanos e dignidade da pessoa humana.
Ainda assim, o Comando da Corporação já determinou o encaminhamento da denúncia a DASDH, que avaliará as circunstâncias da ação policial.