Em parceria com o projeto Praia para Todos, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos inaugurou na manhã deste domingo (25/1) a primeira rampa de concreto na Praia da Barra da Tijuca, ligando o calçadão e a areia. A obra beneficiará os frequentadores do projeto.
Em sua sétima edição, o Praia para Todos, criado em 2008 pela organização não governamental (ONG) Instituto Novo Ser, objetiva promover o acesso de deficientes às praias cariocas. Mais de 10 mil pessoas com necessidades especiais já foram atendidas pelo projeto, conforme informou à Agência Brasil o diretor da ONG, Fábio Fernandes.
A construção da rampa era um sonho antigo dos idealizadores do projeto. ;Foi um esforço da ONG e mostra que a Parceria Público-Privada (PPP) pode dar certo;, completou.
Leia mais notícias em Brasil
A proposta é desenvolver, por meio de uma PPP, infraestrutura acessível para pessoas com deficiência nas praias da capital fluminense. Desenvolvido atualmente na Barra da Tijuca e na Praia de Copacabana, o projeto conta com profissionais de educação física, fisioterapeutas, estagiários das mesmas áreas e voluntários.
Fábio Fernandes esclareceu que o "trabalho de excelência" é o que diferencia o projeto de ações copiadas do Praia para Todos e implantadas em outros cidades brasileiras.
Entre as novidades para este ano, Fábio citou as primeiras escolinhas de surf adaptado e de vôlei sentado de praia. Foram mantidas as atividades de banho de mar assistido, stand up paddle (remo em pé), handbike (bicicleta adaptada) e frescobol.
O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, destacou que a rampa era um pedido de alguns meses. "Conseguimos entregar a rampa, que é uma importante iniciativa para pessoas com necessidades especiais".
As atividades esportivas adaptadas são totalmente gratuitas e ocorrem, até maio, nos fins de semana, entre 9h e 14h.