Jornal Correio Braziliense

Brasil

Vagas ofertadas no Sisu estarão disponíveis a partir de amanhã

Especialista recomenda aos candidatos pesquisar, em diferentes instituições, as notas de corte do ano passado. Concorrência varia de acordo com a localidade



Começa a funcionar amanhã o portal de matrículas para as vagas ofertadas no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Embora as notas mínimas para cada curso só possam ser conhecidas depois de encerrado o processo, o primeiro passo para o candidato é consultar as notas de corte dos anos anteriores. O Correio selecionou informações sobre alguns dos cursos mais concorridos em diferentes instituições de ensino do país, tendo por base a primeira edição do Sisu em 2014. O curso de bacharelado em Medicina foi o mais disputado nas quatro instituições pesquisadas, seguido por habilitações como Engenharia Civil, Direito e outras (veja quadro).

Ao todo, os 6,19 milhões de candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no fim de 2014 vão disputar 205.514 vagas, espalhadas por 128 instituições em 5.631 cursos. Diferentemente do antigo modelo de vestibular, o candidato agora pode escolher o curso conforme a nota obtida no Enem, em qualquer uma das instituições participantes. Segundo especialistas, é importante ficar atento à evolução das notas de corte durante os três próximos dias, quando o sistema do Sisu estará aberto a inscrições.

Alexandre Crispi, especialista em educação e diretor da rede Alub, diz que é importante monitorar as notas enquanto o sistema estiver aberto. ;É como bolsa de valores, a nota de corte varia em função da demanda. No primeiro dia, a pessoa pode ter a impressão de que a nota dela será suficiente para determinado curso. No segundo e terceiro dias, conforme mais gente se inscreve, as notas de corte vão subindo. O ideal é que o candidato fique muito atento ao sistema a partir de segunda;, recomenda. Outra dica importante é escolher como segunda opção uma disputa com menor demanda do que a primeira, seja em outra instituição ou em outro curso.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.