Jornal Correio Braziliense

Brasil

Controlador da SuperVia diz a delegado que maquinista avançou sinal

Ele disse aos policiais que só ficou sabendo do acidente cerca de seis minutos depois

O controlador de tráfego da empresa de trens urbanos SuperVia Fabio Oliveira Riboura disse à polícia que o maquinista que atingiu outra composição, na última segunda-feira (5/1), avançou um sinal vermelho. Ele prestou depoimento nesta quarta-feira (7/1) ao delegado Matheus Almeida, da 53; Delegacia de Polícia, durante cerca de quatro horas.

Riboura gantiu que ele não se ausentou de sua mesa, de onde controla parte da linha, em uma tela, e disse que tentou contato via rádio com o maquinista, imediatamente após constatar, pelo sistema, que a composição não havia parado no sinal, que fica próximo à Estação Presidente Juscelino, no município de Mesquita, na Baixada Fluminense.

O controlador disse aos policiais que só ficou sabendo do acidente cerca de seis minutos depois, avisado por um supervisor. O maquinista, que estava sendo aguardado para depor hoje, deverá ser ouvido nesta quinta-feira (8).

Segundo a polícia, cerca de 360 pessoas já registraram ocorrência na delegacia, 200 só hoje, a maioria com pequenas escoriações, como resultado da batida entre os dois trens.